Vamos conhecer mais um pouco sobre o Reigi-Saho, a etiqueta no Dojo de Karate Shotokan. Se você ficar com dificuldade de entender alguma palavra em japonês do nosso texto, confira o glossário completo em: https://shinjigenkan.com.br/glossario-de-termos-do-karate-do/
Da Postura e Estado Mental

* Cumprimente sempre ao entrar ou sair do Dojo, com uma reverência, (OSU!) ao sensei se ele estiver no local, e se não estiver apenas incline-se levemente. No Japão você ouvirá os praticantes sérios verbalizando “com licença” (shitsureishimasu!) firmemente ao chegar.

* Minutos antes da prática, esteja aquecido, sentado formalmente segundo a hierarquia e em meditação silenciosa – importante para esvaziar a mente dos problemas do dia e preparar-se para o estudo. Não pense no mundo externo durante o keiko (sessão de treinamento), deixe seus problemas pessoais fora do Dojo.

* A aula se inicia e termina com uma cerimônia formal. É importante que não se atrase e participe dessa cerimônia, mas se houver um motivo para o atraso, deverá esperar, até que o Sensei autorize juntar-se à turma. No ritual de saudação honramos as origens (conexão com o Japão e sua arte marcial, com a tradição do Karate e nossos predecessores) e nosso compromisso transpessoal (lembramos que estamos ligados a algo maior que nosssas ambições individuais) e isso é feito através da primeira saudação (Shomen ni rei!/ Shinzen ni Rei!). Depois, nos conectamos com nosso compromisso ao grupo, honrando a liderança do sensei e a hierarquia de nosso Dojo, isso é feito com a segunda saudação (Sensei ni rei!), e ela nos recorda o respeito aos anciões (aqueles que vieram antes). Finalizando, nos conectamos à lembrança de que somos todos iguais, apesar do nosso compromisso coletivo abnegado e o respeito ao líder. Isso é feito através da saudação mútua (Otagai ni rei!).
Se quiser saber mais sobre a hierarquia e os títulos no Karate acesse o link: https://shinjigenkan.com.br/nomenclaturas-e-titulos-no-karate-do/

* No Dojo esteja sempre alerta (zanshin). O estado de alerta é o estado mental próprio da arte marcial, os outros estados não ocorrem e nem são desejáveis (de fato, estados como mushin e outros resultariam em risco de vida do praticante, pois são, de uma forma ou outra, estados incomuns que não permitem a reação instantânea aos perigos). Lembre que o objetivo central da arte marcial é a defesa pessoal e portanto a preservação da vida e, nesse caso, o cultivo do zanshin é imperativo.

* O modo correto de sentar-se no Dojo é seiza (sentar sobre os calcanhares, dedão direito sobre dedão esquerdo, coluna perfeitamente ereta). Se por algum motivo não for possível esta posição, é permitido sentar-se de pernas cruzadas (agura), nunca estiradas ou com as costas apoiadas à parede (isso constitui uma ofensa severa).

* Quando o Sensei demonstrar uma técnica a ser exercitada, fique sentado em seiza, silencioso e atento. Após a demonstração, curve-se diante do Sensei e de um parceiro e inicie a prática. A polidez revela seu nível de desenvolvimento. Sempre seja respeitoso em todas as etapas do treinamento, e leve isso para sua vida diária.

* Respeite os mais experientes. Nunca discuta a respeito da técnica. Durante a aula não discuta. PRATIQUE! Nossa mente busca nos distrair de muitas formas, e descontruir conceitos excessivamente resulta apenas em perda de tempo de treinamento. Lembre que você precisa da vivência corporal e precisa dominar as suas habilidades corporais, não se distraia no percurso.

* Se você conhecer o movimento que está sendo estudado e o seu parceiro não, conduza-o. Mas nunca tente corrigi-lo ou instruí-lo verbalmente se não for sênior do nível yudansha (faixa preta). É muito comum não sabermos muitos pontos importantes das explicações e darmos instruções incompletas ou erradas a nossos colegas quando somos iniciantes. Cultive a humildade e não fale.

Da Interação com instrutores e colegas
* Quando o fim de uma técnica for determinado, pare imediatamente. Faça uma reverência ao parceiro e junte-se rapidamente aos outros estudantes. Nunca atrase a continuidade da aula para fazer mais alguma repetição de seu próprio exercício.

* No Dojo, fale o menos possível. O Karate é experiência. Não raro a fala é apenas uma distração ou uma forma de maquiar nossos sentimentos. Você deve reconhecer todos os sentimentos que o estão visitando durante o treinamento e polí-los.

* Pratique com tantos parceiros diferentes for possível. Frequentemente, você aprenderá mais praticando com principiantes do que com parceiros adiantados. Os principiantes oferecem movimentos desgovernados e fora de ritmo, e muitas vezes isso é mais desafiador do que a técnica bem desenhada de um estudante mais avançado e com menos condicionamento físico do que você.

* Ensinar faz parte do seu treinamento. Compartilhe seus conhecimentos e o progresso de toda a turma será a sua também. Quando for mais graduado e o Sensei lhe convidar para atuar como auxiliar aceite essa grande honra e ganhe experiência de liderança.

* Não perambule pelo Dojo: você deverá estar sempre praticando, ou se necessário, sentado formalmente à espera da sua vez. Se precisar interromper o treinamento por qualquer motivo, lembre-se que está no Dojo. Fique parado em posição formal em um ponto que o sensei possa vê-lo e ao receber sua atenção lhe peça autorização para fazer algo diferente do exercício proposto (se for necessário).

* Se por alguma razão for absolutamente necessário fazer uma pergunta ao Sensei, vá até ele (nunca o chame, muito menos pelo nome), curve-se respeitosamente e espere o seu consentimento. Sempre lembre que no Dojo você está polindo seu caráter e deve ser resistente aos hábitos comuns e à autopiedade.

* Quando estiver recebendo instruções pessoais durante a aula, sente-se em seiza e observe atentamente. Faça uma reverência ao Sensei quando ele terminar. Se o Sensei estiver instruindo outro aluno, você pode suspender a prática a fim de observar. Sente-se em seiza e faça uma reverência quando ele terminar.

* Durante a aula não deixe o Dojo a todo instante, pois você interrompe sua concentração e a dos outros, demonstrando uma falta de respeito pelo professor, pelos parceiros de treino e pelo local que o Dojo representa. Lembre que você está num espaço de cultivo pessoal.

* No início e no fim de cada técnica, curve-se em cumprimento ao parceiro. Sempre agradeça ao outro pela oportunidade do aprendizado. Às vezes você aprenderá o quanto progrediu, tendo sucesso em seus ataques e defesas. Mas às vezes você aprenderá que precisa melhorar, seus ataques serão frustrados e o colega lhe golpeará. Esses momentos são preciosos e nunca devem ser entendidos como agressão, são unicamente a demonstração do nível em que estamos em comparação com o outro, e pode significar que já evoluímos um pouco ou que precisamos evoluir mais, nada mais, nada menos.
Do Uniforme e Limpeza
* Esteja atento para que o seu Karate-gi (uniforme) esteja limpo (sem mau cheiro, rasgões ou manchas). Respeite o seu material de treinamento, você estará respeitando a si mesmo e ao seu grupo.
Se quiser saber mais sobre o correto formato do Karate-gi e as faixas (obi) acesse o link: https://shinjigenkan.com.br/as-graduacoes-no-karate-shotokan/
* Se você tem uma graduação, tem também responsabilidade correspondente. Seja proativo, solícito, humilde e agregador. Não há pior mau exemplo do que pessoas arrogantes ou criadoras de conflito em um grupo de auto cultivo como o Dojo. O mau hábito da crítica ou da tentativa de colocar companheiros de treinamento uns contra os outros revela apenas a fraqueza de caráter e a não compreensão das lições do Karate-Do.
* Procure chegar no início da aula e só saia no seu término. O tempo da sessão de treinamento deve receber importância máxima, é o compromisso consigo mesmo e com seu Dojo. Todos são importantes no grupo de auto cultivo.

* O Dojo deve ser varrido todos os dias, antes e após a aula. É de responsabilidade de todos manter o Dojo sempre limpo. A tradição japonesa nos explica da importância de entregarmos o espaço utilizado em harmonia e limpeza assim como o recebemos. Isso vale para o Dojo, para nossa casa, cidade, planeta e todos os âmbitos de coletividade da vida.
* Não circule pelo Dojo com o mesmo calçado que usou na rua. Deixe seu calçado na entrada e troque por um chinelo limpo. As impurezas da rua não devem ser levadas ao espaço de auto cultivo que é nosso Dojo.

* Nada de comida, bebida, ou goma de mascar no Dojo ou em frente a ele, durante a prática. Abandone os vícios e seja polido, assim você obterá o máximo resultado de seu treinamento.
Osu!
E não deixe de conferir nosso curso online gratuito de Karate-Do em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul: https://lumina.ufrgs.br/course/view.php?id=12